Quando era pequena, minha mãe me levava num parque que vendia estes favos holandeses, uma especie de pão doce em formato de waflle, mas muito mais gostoso (ao meu ver). Hoje uma pessoa muito atenciosa me ajudou, atendeu meu pedido e enviou a receita. E eu não posso guardar uma coisa tão valiosa como essa.....
Crédito da Cinara's Place (Obrigada! Novamente...)
Sigam o Cinara's Place http://cinarasplace.blogspot.com/
Waffles de Liege
7g de fermento biológico seco
1/3 xícara de água morna
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/8 colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara de manteiga derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 colher (chá) de canela em pó
1 xícara de açúcar em pérolas
Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela. Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito grudenta.
Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min). Com uma colher, misture o açúcar em pérolas (ou açúcar cristal) e deixe a massa descansar mais 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.
Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar. Cuidado ao remover os waffles, pois o açúcar que carameliza na superfície fica muito quente. Espere esfriar apenas o suficiente para devorar estas delícias!
Observações:
* Caso sobre algum waffle de Liege (o que é muito difícil), é só colocá-los em um saco ou recipiente plástico e levar ao freezer. Para descongelar, coloque em forno pré-aquecido por alguns minutos, ou descongele na torradeira. Eu uso a torradeira e eles ficam perfeitos!
* E nunca é demais relembrar: a pronúncia correta é "uófous"!